sábado, 30 de junho de 2012

atividade 3.3.2 síntese


          O projeto “The environment”, foi aplicado na escola municipal Armando Campos Belo no ano de 2011 com a turma do 9 ano B , na disciplina de língua inglesa com duração de 10 aulas  tendo como objetivos  gerais: refletir nas   interferências negativas que o homem tem causado à natureza; apresentar  os relatives pronauns por meio de músicas; estimular a leitura e a escrita em Inglês; aperfeiçoar o vocabulário em inglês desenvolvendo a oralidade; discutir sobre os diversos tipos de destruição,agressão, degradação do meio ambiente e como evitar isso; conscientizar sobre a importância do meio  ambiente e como o homem está inserido neste meio.  
 Nesta temática ambiental todas as disciplinas estavam envolvidas, sendo assim interdisciplinar, o projeto desenvovildo na disciplina de lingua inglesa  iniciou com apresentação de  músicas em inglês e vídeos que retratou sobre a consciência ambiental. Depois,os alunos fizeram uma  reflexão sobre a interferência negativa do homem na natureza. Logo, debates sobre as diversas formas de preservação do meio ambiente e por fim, os alunos retiram das músicas apresentadas os “relatives pronauns” e depois  fizeram cartazes e slides com  as músicas e frases em inglês  que retratam o meio ambiente e contém os relatives pronouns ,para a apresentação final , juntamente  com todos os projetos realizados concomitante.
Este projeto obteve  um resultado satisfatório, pois os alunos participaram efetivamente deste processo, considero a inserção  de mídias, como parte primordial neste resultado positivo , as fotos retiradas desses momentos foram extraviadas, por esse motivo não há fontes fotográficas neste resultado.

atv 2.6 e 3.2

Hg/editdocs.google.com/document/d/1l7FwejPJ9CdJuaAz-sOhyQS6tku0r60T2QReufDX-Hg/edit

sexta-feira, 29 de junho de 2012

atividade 2.7
https://docs.google.com/presentation/d/1UqWtW48slgfu89_EmJVx0A_WuV8HeI79sXSCzcMHevU/edit#slide=id.g14c215f3_0_38

O projeto “The environment”, foi aplicado na escola municipal Armando Campos Belo no ano de 2011 com a turma do 9 ano B , na disciplina de língua inglesa com duração de 10 aulas  tendo como objetivos  gerais: refletir nas   interferências negativas que o homem  tem causado à natureza; apresentar  os relatives pronauns por meio de músicas; estimular a leitura e a escrita em Inglês; aperfeiçoar o vocabulário em inglês desenvolvendo a oralidade; discutir sobre os diversos tipos de destruição,agressão, degradação do meio ambiente e como evitar isso; conscientizar sobre a importância do meio  ambiente e como o homem está inserido neste meio.
 Nesta temática ambiental todas as disciplinas estavam envolvidas, sendo assim interdisciplinar, o projeto desenvovildo na disciplina de lingual inglesa  iniciou com apresentação de  músicas em inglês e vídeos que retratou sobre a consciência ambiental. Depois,os alunos fizeram uma  reflexão sobre a interferência negativa do homem na natureza. Logo, debate sobre as diversas formas de preservação do meio ambiente e por fim, os alunos retiram das músicas apresentadas os “relatives pronouns” e depois  fizeram cartazes com  as músicas que retratam o meio ambiente, para a apresentação final , juntamente  com todos os projetos realizados concomitante.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

projeto


ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO CAMPOS BELO



















Projeto meio ambiente

“The environment”

















DOURADOS

OUTUBRO/2011



ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO CAMPOS BELO

SELMA RIBEIRO DOS SANTOS

Disciplina: Língua Inglesa                9º ano A















Projeto meio ambiente

“The environment”

















DOURADOS

OUTUBRO/2011

Apresentação



A escola é uma instituição de construção de conhecimento e auxiliadora no processo de conscientização, esse projeto apresenta propostas de aulas a serem desenvolvidas no último ano do ensino fundamental (9̊̊ ano) sobre o tema meio ambiente.

Ressaltando que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra e para que isso ocorra é preciso preservar o meio ambiente, não somente no lugar em que vivemos mas em todos os locais por onde passarmos para que o mundo seja maravilhoso, sem enchentes, tsunamis , El Niño,La Niña etc. e esse projeto está em busca de soluções para  essa conscientização.







Justificativa



 Educar encontra-se em um novo patamar, cujo essência é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão e conscientização ambiental é um desses processo educacional  e que deve fazer parte de toda unidade escolar, pois produz e dissemina o conhecimento, compromissado com a formação integral do cidadão ético, em busca do desenvolvimento regional sustentável e de uma sociedade mais justa e humana.”

Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o meio ambiente buscando o conhecimento e a conscientização dos alunos que passarão esse conhecimento além “dos muros” da escola. Pois quando se aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, com certeza será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e reelaborar neste meio e em outras realidades.









Objetivo geral:

-Conscientizar sobre a importância do meio  ambiente e como o homem está inserido neste meio;

Objetivos  Gerais:

-Refletir nas   interferências negativas que o homem  tem causado à natureza;

- Apresentar  os relatives pronouns por meio de músicas;

-Estimular a leitura e a escrita em Inglês;

-Aperfeiçoar o vocabulário em inglês desenvolvendo a oralidade;

-Discutir sobre os diversos tipos de destruição,agressão, degradação do meio ambiente e como evitar isso;



Conteúdos

Leitura

Vocabulário

        Relatives pronouns

Musicalidade

Formação de frases com relatives pronouns

Pronuncia

Conscientização ambiental











Metodologia:

Este projeto se iniciará com apresentação das músicas em inglês com o título "What a Wonderful World" de Louis Amstrong, “Earth Song” de
Michael Jackson
  e vídeos que retratem  sobre a consciência ambiental.

Depois,os alunos farão uma  reflexão sobre a interferência negativa do homem na natureza e debate sobre as diversas formas de preservação do meio ambiente.

Por fim, retirarão das músicas apresentadas os “relatives pronouns” e logo,  farão cartazes das canções que relatem o tema trabalhado.



Recursos

Data-show

Cópias de músicas;

Papel;

Caneta;

Pen drive;

Notebook;

Giz;

 Quadro;





Avaliação

A cada aula os alunos serão avaliados, será levado em consideração a participação nos debates, leituras, elaboração de cartazes, comportamento e interesse no decorrer do desenvolvimento do projeto.



Referências bibliográficas





terça-feira, 19 de junho de 2012

mapa conceitual

Registrando a própria reflexão Quando se fala em recursos tecnológicos, pensa-se logo na televisão, no telefone e, principalmente, no computador. Mas em se tratando de educação qualquer meio de comunicação que completa a ação do professor é uma ferramenta tecnológica na busca da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Exemplos disso são: o quadro negro e o giz, umas das ferramentas mais antigas e mais usadas na sala de aula.. A Internet é a nova tecnologia que tem se mostrado eficiente na transmissão de informações e na comunicação, importantíssima na construção do conhecimento. Através dela é possível fazer os mais diversos tipos de pesquisas, ter acesso a conteúdos completos de livros, revistas, bem como comunicar-se com o mundo adquirindo informações em tempo real bem próximo à comunicação face a face. Mediada através do computador uma potente ferramenta que nos proporciona inúmeras formas de uso na educação, mesmo sem o uso da rede mundial de computadores, a internet, nos propicia o rompimento da barreira do tempo e do espaço nos mais variados seguimentos. Mas é essa potente máquina composta por partes simples interligadas, o computador, que nos permite o acesso a esse grande potencial na mediação de informações permitindo a interação global através dos mais variados meios agrupando, assim, todas as tecnologias de comunicação já inventadas pelo homem transformando-se no aliado perfeito na busca do conhecimento. A tecnologia da informática evoluiu rapidamente e o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar todas as tecnologias da escrita, de áudio e vídeo já inseridas na sociedade: máquina de escrever, imprensa, gravador de áudio e vídeo, projetor de slides, projetor de vídeo, radio, televisão, telefone, e fax. (PAIVA, 2008. p.9). Com a evolução tecnológica, a comunicação através da Internet, surge como a forma mais viável de suprir essa necessidade, do homem moderno, de comunicar-se rapidamente sem a necessidade de estarem no mesmo local ou até no mesmo momento. O homem por ser altamente comunicativo utiliza-se de vários meios para manter sua comunicação: imagens, símbolos, sinais, gravuras, sons e muitos outros, além da escrita e da fala. Com a evolução da linguagem percebemos que os signos linguísticos vêm sofrendo modificações na comunicação oral e consequentemente na escrita perdendo elementos da sua composição. Com o avanço da comunicação através das mensagens instantâneas isso tem acontecido constantemente porque o homem moderno, na sociedade capitalista, necessita das informações no menor tempo possível. Os signos linguísticos são reduzidos objetivando a diminuição do tempo de transmissão de mensagens e aceleração na comunicação. As ferramentas tecnológicas, hoje, são instrumentos eletrônicos indispensáveis no processo de evolução prática da comunicação. Com essa nova forma de comunicação, o homem passa a obter uma enorme quantidade de informações em curto espaço de tempo não sendo possível seu armazenamento, pois, nosso cérebro não funciona com tamanha rapidez. Com o domínio da informática, o homem passou a dominar inúmeras novas tecnologias, sem desprezar as já existentes, reportando-nos, por exemplo, a tecnologia educacional, denominadas por Zanela de TIC. “Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), é o conjunto de tecnologias microeletrônicas, informáticas e de telecomunicações, que produzem, processam, armazenam e transmitem dados em forma de imagens, vídeos textos ou áudios.” (ZANELA, 2007. p.25).
As tecnologias na educação A realidade atual, a qual apresenta um mundo de inovações na área tecnológica, nos faz refletir que a educação e a tecnologia devem caminhar juntas, nos obriga a ter uma nova postura frente ao nosso papel como educador, temos que se atualizar sempre, buscando informações em diferentes fontes tecnológicas e usá-las a favor da educação. Alguns especialistas explicam que é preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho. E é somente a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso e os cursos de aperfeiçoamento nessa área, com este que estamos fazendo. Porém, é importante ressaltar não só a capacitação dos educadores, mas dos gestores para que o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Apresentação

Eu sou, Selma Ribeiro dos Santos resido na cidade de Dourados -ms,  formada em Letras com habilitação Português/Inglês pela  Universidade Estadual do Mato Grosso  do Sul (UEMS ) e com  Pós-graduação na área de Psicopedagogia em andamento.
 Atualmente leciono na área de língua portuguesa na escola municipal Maria Rosa Antunes da Silveira  Câmara e como professora itinerante pela escola municipal Armando Campos Belo.
            Com doze anos, tive o primeiro contado com o computador, através de um curso de informática, naquela época era raridade computador doméstico. Hoje, tenho contato diário com esta máquina.
 Com referência ao curso, as minhas expectativas são grandes, tenho por objetivo aprender várias maneiras de utilizar a tecnologia como “ferramenta de trabalho”  auxiliando assim, no cotidiano como educadora e por conseguinte no processo ensino/aprendizagem.
             Quanto aos cursos on lines, há fatores positivos e negativos, vai depender da organização de cada cursista. Por um lado, nos possibilita o estudo sem sair do aconchego do nosso lar, por outro, devemos ser bem disciplinados, organizar o horário para o nosso estudo e assim, cumprir as atividades que o curso exige.